Apresentar ao cliente comparações entre os resultados de avaliações de risco quantitativas, elaboradas por meio de cenários reais e simulados, de acordo com critérios técnicos que demonstram fontes argumentativas numéricas dos riscos associados às operações aeroportuárias nas pistas de pouso e decolagem.
As operações aeroportuárias precisam ocorrer com segurança e para isso é indispensável dispor de uma fonte completa de dados de navegação, sendo as cartas aeronáuticas um importante instrumento para a obtenção de informações, de uma maneira fácil, condensada e coordenada. Em todos os aeródromos, utilizam-se cartas para fins de controle de tráfego aéreo, planejamento e navegação, as quais, além de precisas e atualizadas, devem ser disponibilizadas, com rapidez e de forma abrangente.
Uma carta desatualizada pode ser um fator contribuinte para um acidente aeronáutico.
Proporcionar a melhor experiência em administração de aeroportos, valorizando o negócio aeroporto e a segurança operacional, sendo a melhor escolha a RS, gerando retorno sustentável. Fazer a operação, modernização, ampliação e manutenção do Aeroporto, mediante a otimização dos recursos financeiros.
São obrigados a obterem o Certificado Operacional de Aeroporto os operadores de aeródromos que pretendam receber as seguintes operações:
transporte aéreo público de empresas brasileiras e estrangeiras nas modalidades regular e não regular;Operação mais exigente ou aumentar as frequências semanais de operação da aeronave crítica, conforme definido na Portaria SIA nº 908/2016.Apresentar ao cliente Estudo de compatibilidade da aeronave crítica com a Infraestrutura existente, e propor a utilização de NESO e isenção de regra, objetivando a otimização dos recursos financeiras de investimento, além de consultoria para elaboração do MOPS e treinamento a equipe.
Possuímos certificação para realização de treinamentos de diversos temas voltados à Gestão Aeroportuária, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e Auditoria SGSO.
Estudo que apresenta ao cliente a avaliação do impacto de não-conformidades em relação aos padrões estabelecidos no RBAC nº 154, quantificando os riscos associados e estabelecendo soluções alternativas que alcancem um nível aceitável de segurança operacional, possibilitando ao cliente a otimização e / ou postergação dos recursos financeiros as serem investidos em obras.
Estudo que apresenta ao cliente abordagem do impacto da introdução de um novo tipo de aeronave ou procedimento que represente uma operação mais exigente que aquela autorizada pelas especificações operativas do aeródromo, visando viabilizar a operação, mediante ao menor investimento possível e garantindo a segurança operacional.
Apresentar ao cliente as vantagens de terceirizar a atividade Operações Aeroportuárias, incluindo as atividades de air side, dispostas na SUBPARTE D do RBAC 153 e de gestão do Terminal de Passageiros.
Apresentar ao cliente as vantagens da obtenção do Nível Equivalente de Segurança Operacional – NESO, mediante a otimização dos recursos financeiros, visando postergar ou mesmo não realizar determinada de obra.
O NESO deve ser protocolado na ANAC devidamente fundamentada por, Estudo Aeronáutico ou Estudo de Compatibilidade, demonstrando que as operações podem ser mantidas dentro de um nível de segurança operacional equivalente ao proporcionado pelas regras aplicáveis à operação da aeronave mais exigente.
Apresentar ao cliente as vantagens da obtenção de Isenção de Requisito do RBAC 154, o qual o aeródromo não está compliance, mediante a otimização dos recursos financeiros, visando postergar ou mesmo não realizar determinada obra.
O pedido de Isenção deve ser protocolado na ANAC devidamente fundamentada por, Estudo Aeronáutico, demonstrando que as operações podem ser mantidas dentro de um nível aceitável de segurança operacional.
A Isenção será deliberada em Reunião da Diretoria Colegiada da ANAC.